Devocional do DiaUncategorized

Cansado de esperar em Deus

Eu vou tentar escrever uma mensagem bíblica sobre o tema “cansado de esperar em Deus”. Espero que seja útil para você.

Cansado de esperar em Deus

Muitas vezes, nós nos sentimos cansados de esperar em Deus. Parece que Ele não ouve as nossas orações, que Ele não se importa com os nossos problemas, que Ele não tem um plano para as nossas vidas. Nós nos frustramos, nos desanimamos, nos revoltamos. Nós pensamos em desistir da nossa fé, em buscar outras soluções, em seguir o nosso próprio caminho.

Mas será que essa é a atitude certa diante de Deus? Será que Ele realmente nos abandonou? Será que Ele não tem um propósito para nós? Será que Ele não é fiel às suas promessas?

Nesta mensagem, eu quero compartilhar com você quatro verdades bíblicas que podem nos ajudar a lidar com o cansaço de esperar em Deus. Elas são:

  • Deus sabe o tempo certo de agir
  • Deus tem um plano soberano para todas as coisas
  • Deus nos ama incondicionalmente
  • Deus nos fortalece na fraqueza

Deus sabe o tempo certo de agir

A primeira verdade que precisamos lembrar é que Deus sabe o tempo certo de agir. Ele não está atrasado, nem adiantado. Ele não se esquece, nem se engana. Ele não se apressa, nem se demora. Ele age no tempo perfeito, de acordo com a sua sabedoria e vontade.

A Bíblia está cheia de exemplos de pessoas que tiveram que esperar em Deus por muito tempo, mas que no final viram o cumprimento dos seus planos. Por exemplo, Abraão teve que esperar 25 anos para ter o filho da promessa, Isaque. José teve que esperar 13 anos para se tornar governador do Egito. Moisés teve que esperar 40 anos para libertar o povo de Israel da escravidão. Davi teve que esperar 15 anos para se tornar rei de Israel. Daniel teve que esperar 70 anos para ver o fim do cativeiro babilônico.

Todos esses homens tiveram que enfrentar dificuldades, provações, tentações, perseguições, decepções, dúvidas e medos. Mas eles não desistiram de confiar em Deus. Eles perseveraram na fé, na oração, na obediência, na esperança. E eles viram o poder e a fidelidade de Deus se manifestarem em suas vidas.

Assim como eles, nós também podemos confiar que Deus sabe o tempo certo de agir em nosso favor. Ele não nos deixará esperando em vão. Ele tem um propósito para cada situação que enfrentamos. Ele sabe o que é melhor para nós. Ele fará tudo cooperar para o nosso bem.

Deus tem um plano soberano para todas as coisas

A segunda verdade que precisamos lembrar é que Deus tem um plano soberano para todas as coisas. Ele não está sujeito às circunstâncias, nem às limitações. Ele não é surpreendido, nem frustrado. Ele não é influenciado, nem manipulado. Ele governa sobre todas as coisas, de acordo com o seu poder e autoridade.

A Bíblia nos ensina que Deus é o criador e sustentador de todas as coisas. Ele é o Senhor da história e do destino. Ele é o juiz de todas as nações e de todos os homens. Ele é o salvador e o redentor de todos os que nele creem. Ele é o alfa e o ômega, o princípio e o fim.

Nada acontece fora do seu controle, nem contra a sua vontade. Ele tem um plano eterno e perfeito, que abrange todas as épocas, todos os lugares, todos os povos, todas as coisas. Ele está executando esse plano de forma sábia, justa, amorosa e gloriosa. Ele está cumprindo as suas promessas, realizando os seus propósitos, revelando os seus mistérios, manifestando a sua glória.

Assim como ele, nós também podemos confiar que Deus tem um plano soberano para todas as coisas. Ele não nos deixará sem sentido, nem sem direção. Ele tem um lugar para nós em seu reino. Ele tem uma missão para nós em seu serviço. Ele tem uma glória para nós em sua presença. Ele fará todas as coisas convergirem para o seu louvor.

Deus nos ama incondicionalmente

A terceira verdade que precisamos lembrar é que Deus nos ama incondicionalmente. Ele não nos ama por causa do que fazemos, nem do que temos. Ele não nos ama mais quando obedecemos, nem menos quando pecamos. Ele não nos ama baseado no nosso merecimento, nem no nosso desempenho. Ele nos ama por causa de quem ele é, de acordo com a sua graça e misericórdia.

A Bíblia nos mostra que Deus é amor. Ele é a fonte, o modelo, o padrão, o exemplo, o demonstrador, o doador, o provedor, o sustentador, o consumador do amor. Ele nos amou antes da criação do mundo. Ele nos amou enviando o seu Filho para morrer por nós. Ele nos amou nos escolhendo para sermos seus filhos. Ele nos amou nos perdoando de todos os nossos pecados. Ele nos amou nos dando o seu Espírito para habitar em nós. Ele nos amou nos preparando um lugar na sua casa.

Nada pode nos separar do seu amor. Nenhuma altura, nem profundidade, nem criatura, nem poder, nem presente, nem futuro, nem vida, nem morte. Nada pode nos fazer perder o seu favor, nem a sua comunhão, nem a sua bênção, nem a sua salvação. Nada pode nos fazer duvidar do seu cuidado, nem da sua proteção, nem da sua provisão, nem da sua correção. Nada pode nos fazer desanimar da sua presença, nem da sua promessa, nem da sua esperança, nem da sua alegria.

Assim como ele, nós também podemos confiar que Deus nos ama incondicionalmente. Ele não nos deixará sós, nem desamparados. Ele está conosco em todos os momentos. Ele nos ouve em todas as orações. Ele nos atende em todas as necessidades. Ele nos consola em todas as aflições. Ele nos guarda em todas as tentações. Ele nos renova em todas as forças. Ele nos transforma em toda a santidade. Ele nos capacita em todo o serviço. Ele nos alegra em toda a adoração. Ele nos satisfaz em toda a plenitude.

Deus nos fortalece na fraqueza

A quarta verdade que precisamos lembrar é que Deus nos fortalece na fraqueza. Ele não nos despreza, nem nos rejeita. Ele não nos humilha, nem nos envergonha. Ele não nos abandona, nem nos entrega. Ele nos acolhe, nos aceita, nos exalta, nos honra, nos sustenta, nos livra. Ele nos dá graça, poder, sabedoria, coragem, paciência, perseverança. Ele nos faz mais que vencedores, mais que conquistadores, mais que triunfadores.

A Bíblia nos conta que Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Ele é o nosso escudo e o nosso rochedo, a nossa torre forte e o nosso libertador. Ele é o nosso pastor e o nosso guia, o nosso conselheiro e o nosso amigo. Ele é o nosso pai e o nosso irmão, o nosso mestre e o nosso senhor.

Ele nos dá a sua graça, que é suficiente para nós, pois o seu poder se aperfeiçoa na fraqueza. Ele nos dá o seu Espírito, que nos ajuda na nossa fraqueza, pois intercede por nós com gemidos inexprimíveis. Ele nos dá a sua Palavra, que é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.

Assim como ele, nós também podemos confiar que Deus nos fortalece na fraqueza. Ele não nos deixará desfalecer,

Quando você se sente cansado de esperar em Deus, você deve fazer o seguinte:

  • Reconheça o seu cansaço diante de Deus. Não tente esconder, negar ou minimizar o seu sentimento. Deus sabe o que você está passando e ele se importa com você. Ele quer ouvir a sua voz, o seu clamor, o seu lamento. Ele quer que você seja sincero, honesto e humilde com ele. Ele quer que você derrame o seu coração diante dele, como fez o salmista em muitos salmos, como o 13, o 42, o 73, o 88.
  • Lembre-se das verdades bíblicas sobre Deus. Não deixe que as circunstâncias, as emoções, as opiniões, as dúvidas ou as mentiras abalem a sua fé em Deus. Deus é fiel, soberano, amoroso e poderoso. Ele sabe o tempo certo de agir, ele tem um plano soberano para todas as coisas, ele nos ama incondicionalmente, ele nos fortalece na fraqueza. Essas verdades devem ser o fundamento, o alimento, o remédio e o combustível da nossa esperança em Deus. Elas devem nos levar a confiar, a louvar, a agradecer e a adorar a Deus, mesmo quando não entendemos o seu agir.
  • Busque a comunhão com Deus e com os irmãos. Não se isole, nem se afaste de Deus e da sua igreja. Deus quer que você se aproxime dele, que você tenha intimidade com ele, que você desfrute da sua presença, que você receba a sua graça. Deus também quer que você se relacione com os seus irmãos, que você compartilhe as suas lutas, que você peça ajuda, que você aceite conselho, que você receba oração, que você seja edificado. Deus usa os meios da graça, como a oração, a Palavra, os sacramentos, a adoração, o serviço, a comunhão, para nos renovar, nos consolar, nos instruir, nos corrigir, nos encorajar, nos capacitar, nos alegrar.
  • Espere em Deus com fé, esperança e amor. Não desista, nem desanime, nem se revolte. Deus não se esqueceu de você, nem te abandonou, nem te rejeitou. Deus está trabalhando em você, por você e através de você. Deus tem um propósito para o seu tempo de espera, que é para o seu bem e para a sua glória. Deus vai cumprir as suas promessas, realizar os seus planos, responder as suas orações, honrar a sua fé, recompensar a sua esperança, retribuir o seu amor. Deus vai te surpreender, te abençoar, te exaltar, te glorificar. Deus vai te fazer ver que valeu a pena esperar nele.

Uma forma de aplicar essas verdades na sua vida diária é lembrar-se delas sempre que você se sentir cansado de esperar em Deus. Você pode fazer isso de várias maneiras, como:

  • Lendo e meditando nas passagens bíblicas que falam sobre essas verdades, como Salmos 27, 37, 40, 62, 130; Isaías 40, 55; Romanos 8, 15; 2 Coríntios 12; Hebreus 11, 12; 1 Pedro 1, 5; Apocalipse 21, 22.
  • Ouvindo e cantando louvores que exaltam essas verdades, como “Deus do Impossível”, “Deus de Promessas”, “Grandes Coisas”, “Fiel a Mim”, “Ressuscita-me”, “Deus Cuida de Mim”, “Deus é Fiel”, “Deus de Detalhes”, “Deus de Maravilhas”, “Deus de Milagres”.
  • Orando e agradecendo a Deus por essas verdades, reconhecendo a sua soberania, a sua fidelidade, o seu amor e o seu poder em sua vida. Pedindo a Deus que lhe dê fé, esperança, paciência, perseverança, alegria e paz enquanto você espera nele.
  • Testemunhando e compartilhando essas verdades com outras pessoas, especialmente com aquelas que também estão cansadas de esperar em Deus. Encorajando-as, consolando-as, edificando-as, exortando-as, orando por elas, ajudando-as a confiar em Deus e a esperar no seu tempo.

Pr Reginaldo Santos

Olá eu sou o Pastor Reginaldo Santos este é o seu canal Devocional Diário todos os dias estamos trazendo uma Palavra de Deus para a sua vida e orando me seu favor. Cremos do pode da Palavra de Deus e a oração como fonte de mudanças e transformações de vidas. Um forte AbraçoPr. Reginaldo Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *